Que é o PECADO?
O pecado é um não a Deus, isto é, uma desodebiência consciente e deliberada da lei de Deus, cometida por pensamentos, palavras, atos e omissões.
1- Pecado Original: é a privação da Graça Santificante, isto é, o estado de decadência, a falta de uma qualidade essencial que deveríamos possuir, e por conseguinte, uma nódoa ou mácula moral, que nos afasta do Reino dos Céus. Foi Pecado Pessoal dos nossos pais, Adão e Eva. No entanto nós também ficamos culpados, pois pecamos neles.
2- Três tipos de pecado atual, isto é, pessoal.
-Pecado contra o Espírito Santo. É a recusa explícita do perdão e da graça de Deus: "pecado para a morte" (1 Jo 5,16)
-Pecado mortal ou grave. Ocorre quando se preenche três condições:
a) matéria grave, importante;
b) conhecimento da causa;
c) vontade deliberada;
*É dito mortal proque leva a perda da vida sobrenatural, isto é, da Graça Santificante.
-Pecado venial ou leve: se dá quando falta umas das três condições acima. Não tira a vida da Graça Santificante, mas contribui para torná-la anêmica.
3- Pecado pessoal e pecado social?
" O pecado é sempre um ato da pessoa individualmente considerada. Esta pode ser condicionada por fatores externos como também por tendências da sua personalidade. Não digamos, porém, que o ser humano é tão condicionado que careça de livre arbítrio; resta sempre a cada indivíduo sadio a capacidade de opção em meio as pressões de cada dia. Por conseguinte não devemos atribuir os pecados às estruturas e aos sistemas, como se não fossem atos de pessoas.
4- Pecados contra o Espírito Santo. (são seis)
1) desesperar de salvação;
2) presunção de se salvar sem merecimento;
3) combater a verdade conhecida;
4) ter inveja das graças que Deus dá a outro alguém;
5) obstinar-se do pecado;
6) morrer na impenitência;
5- Os pecados que bradam ao Céu, e pedem vingança a Deus. (são quatro)
1) homícidio voluntário;
2) pecado impuro contra a natureza;
3) opressão dos pobres, principalmente órfãos e viúvas;
4) não pagar o salário a quem trabalha;
* Diz-se que estes pecados pedem vingança a Deus, porque o diz o Espírito Santo, e porque sua malícia é tão grave e manifesta, que provoca o mesmo Deus a puni-los com os mais severos castigos.
-
Se você estiver preso, não há como servir as pessoas, a sua família. Não se aprisione ao pecado, não se afaste do amor de Deus. Ao se entregar ao egoísmo, achando que todos precisam servir você, você vira escravo do maligno. Não é isso que Jesus quer para você. Ele o ama ao extremo, por isso quer a sua libertação. O que escraviza você hoje? O que faz você negar o amor extremo de Jesus? Experimente o amor do Pai.
pense bem em tudo isso, e reflita o que você ta fazendo da sua vida, e saiba que tem um amor maior que te ama muito, muito mesmo, portanto tente corresponder a esse amor infinito.
por Jesus e Maria, fiquem com Deus.
E nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé católica e o eterno amor que Deus tem por toda a criação. Se você esteve afastado da Igreja Católica, nós convidamos você a um novo olhar. Nossa família é unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Nós somos católicos. Bem vindo à sua casa.
Gostei muito desse artigo sobre pecado!Show de Bola :D
ResponderExcluir